Higienização das mãos, medida básica contra infecções


“Uma Assistência Limpa é uma Assistência mais Segura”

A higienização das mãos é uma medida básica para reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde. Embora a ação seja simples, a não observância entre os profissionais de saúde é um problema em todo o mundo. O primerio Desafio Global de Segurança do Paciente, proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), está focado na higienização das mãos. Essa proposta tem como lema “Uma Assistência Limpa é uma Assistência mais Segura”, e conta com o comprometimento de vários países, com a inclusão do Brasil em 2007.

Diretrizes da OMS foram desenvolvidas para encorajar os profissionais de saúde a higienizar as mãos no momento certo, através da implantação de uma estratégia multimodal. O objetivo dessa estratégia é reduzir a disseminação de microrganismos, e como consequência reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde consideradas preveníveis.

O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo por meio da Divisão de Infecção Hospitalar, reconhecendo a importância dessa estratégia, vem desenvolvendo um trabalho com um grupo de profissionais de diversas instituições e lançou no dia 19 de maio o Projeto: “Mãos limpas são mãos mais seguras”, no VIII Simpósio Estadual de Infecção.

Informações sobre o projeto estão disponíveis na página do CVE: www.cve.saude.sp.gov.br e no E-mail projetohm.sp@gmail.com.

Iniciativas como essa devem ser tomadas em prol da vida.