Setembro amarelo: A importância dos psicólogos na manutenção da saúde mental


O suicídio vem crescendo nos últimos anos e se torna um preocupante problema de saúde pública. Porém, falar a respeito desse assunto é uma espécie de tabu na sociedade. Mais de 30 brasileiros cometem suicídio por dia e a falta de informações por conta desse tabu deixa de ser um gatilho para ajudar alguma pessoa próxima que esteja deprimida.

Pensando nisso, o mês de setembro foi escolhido para divulgação desse tema, pois sabemos que falar é a solução correta.

Cor amarela

A cor amarela surge a partir do triste fato com Mike Emme, em 1994. Aos 17 anos Mike comete suicídio. Ele era conhecido por ser proprietário de um Mustang amarelo, o qual era apaixonado. Mike ao longo do tempo nunca demonstrou nenhum descontentamento com a vida, portanto sua morte na época foi motivo de grande tristeza.

Por conta desse triste fato, os pais de mike junto com diversos amigos iniciaram a campanha das fitas amarelas que vinham com a mensagem “Caso você precise, busque ajuda” e que foram entregues em seu funeral. Em pouco tempo a história se espalhou nos EUA e depois para o mundo. Após essa iniciativa diversos adolescentes foram atrás de ajuda.

 

Buscar ajuda salva

Por aqui, a depressão e  aindatranstorno de ansiedade associam-se à preguiça, fraqueza, falta de Deus, entre outras coisas. Por isso, pensamentos e tabus como esses trazem atraso da importância de um tratamento psicológico e psiquiátrico.

Problemas como esses não levam necessariamente ao suicídio, mas são sérios agravantes. É incontestável entender que todos nós estamos sujeitos a sucumbir devido a uma série de fatores do nosso dia a dia.

Falando em depressão, a Organização Mundial da Saúde traz em números que o Brasil tem o maior percentual da América Latina, sendo até mesmo maior que a média mundial. É importante a informação correta pois opiniões equivocadas impedem a prevenção de um problema que afeta grande parte dos brasileiros.

O tabu em expor os sentimentos impede muitas pessoas de compartilharem situações na vida, sendo que muitas dessas situações são semelhantes. Não é vergonha você expor suas emoções e pensamentos.

Sendo assim, não podemos temer em nos expressar, por mais doloroso possa soar. Devemos buscar ajuda profissional.

Quando devo buscar ajuda?

Busque ajuda quando:

  • Não sentir mais vontade de conviver em família, isolando-se de pessoas e atividades.
  • Desânimo frequente.
  • Irritação rotineira, apático e receio constante.
  • Distúrbios de sono e dificuldades na alimentação.
  • Desesperança e impotência.
  • Imagina como o mundo seria se você não tivesse nascido.
  • Não vê necessidade em executar tarefas diárias e honrar compromissos como sempre fez.
  • Não consegue enxergar um futuro melhor.
  • É incapaz de fazer planos para o futuro ou não se achar capaz/merecedor.
  • Sentimento de inferioridade.
  • Sentimento de culpa.
  • Não gosta de sua personalidade, não enxerga suas qualidades e não ama a si mesmo.

Quando não conseguimos lidar com as adversidades de maneira saudável, deixamos sentimentos negativos tomar conta de nós. Portanto, devemos dar a devida importância para nossas emoções e sentimentos com os ocorridos em nossa vida.

O Hospital Nossa Senhora de Fátima oferece atendimento psicológico e psiquiátrico. Temos um corpo clínico disposto para auxiliar psicologicamente em qualquer fase da sua vida. Entre em contato conosco para saber mais.